Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Nesta quinta-feira, 15 de junho será comemorado o “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”. Instituída pela ...

Nesta quinta-feira, 15 de junho será comemorado o “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”.

Instituída pela (ONU) Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, o dia 15 de junho tem como objetivo principal promover o debate sobre o tema, criando uma consciência política e social, e disseminando a ideia da não aceitação como uma situação normal.

É uma data importante para se comemorar, porém mais importante para se refletir sobre a situação do Idoso neste cenário.

Como está sendo tratado pelos nossos jovens, pela sociedade e pelo poder público? 

O que está sendo colocado como violência e como está sendo tratada?

Em alguns setores da sociedade a violência é tratada apenas como espancamento, não se levando em consideração a usurpação de bens materiais, dinheiro da aposentadoria para manutenção de filhos, netos que não querem trabalhar.

O ato de forçar o idoso para fazer empréstimos e até o confinamento em casas para acolhimento de idosos.

Muitos filhos e netos, repito, que não querem trabalhar, estudar ou assumir qualquer responsabilidade, vive da aposentadoria dos pais ou até mesmo avós, não têm se quer o compromisso de trata-los bem, de cuidar deles, até mesmo para manter a sua segurança (manutenção).

Tudo isto é necessário discutir neste cenário, uma vez que os idosos não aceitam e escondem esta realidade do resto da família, como forma de proteção contra o(a) explorar(a), ou melhor, praticante da violência psicológica praticada.

Como estes familiares se sentem e como irão se sentir quando perder, não o idoso que o sustenta, pois este já não existe para ele, mas sim, a sua fonte de sustento?

Outra situação que se encontra muito presente e que as pessoas insistem em não reconhecerem como uma forma de violência, é a falta de respeito no trânsito e nos passeios públicos como calçadas com rampas construídas sobre elas.

O comércio de uma forma geral, colocando suas mercadorias, lanchonetes e bares com mesas nas calçadas, obrigando o idoso a caminhar pelas ruas e avenidas colocando a sua integridade física em risco.

E o poder público, como vem tratando o idoso? Criando Conselho, Diretoria, promovendo eventos para discussão da qualidade de vida? 

Tem procurado construir espaços adequados, como praças onde ele possa caminhar sem a interferência de animais, trafego de veículos, motos, bicicletas que não coloque a sua integridade física em risco?

Como tem tratado as ruas e avenidas? Tem procurado promover uma fiscalização efetiva onde as calçadas estejam, no mínimo desocupadas para sua locomoção? Ou elas estão ocupadas por entulhos e materiais de construção além de produtos para comercialização como citado anteriormente?

O Ministério Público e os Conselhos e Diretorias do Idoso, têm investigado as denúncias formalizadas contra o idoso, ou arquivadas diante de uma simples negação do idoso?

É comum o idoso negar as denúncias de violências físicas, psicológicas e explorações financeiras e de trabalho além da sua capacidade física, provocadas por familiares.

Se elas não forem investigadas de forma contundente dificilmente ela será levada adiante, pois por mais sofrimento que isto lhes traga, o idoso jamais irá afirmar que um filho ou neto lhes provoca qualquer dano, sabendo que isto possa lhes trazer uma punição, ele prefere sofrer, do que ver o seu familiar ser punido.

Este é um grande dilema que vive o idoso. Por mais desprezo e sofrimento que o familiar lhes cause, ele continua protegendo.

Estes são alguns pontos que coloco para serem repensadas por nós, cidadãos e cidadãs, que nos julgamos justos, humanos e até mesmo solidários.

Assim como os Poderes Públicos constituídos que na maioria das vezes não tem um planejamento elaborado e por isto não consegue perceber a importância de determinadas ações na vida das pessoas.

Resultado de imagem para dia mundial contra violencia do idoso

Por Tarcízio Leite

Matérias relacionadas

destaque 3042346463657828986

Postar um comentário

emo-but-icon

Rádio Cidade Mix Ao vivo


(Clique no play para ouvir)

Curta nossa Fanpage

WhatsAPP BLOG ELIAS PUBLICIDADES

WhatsAPP BLOG ELIAS PUBLICIDADES

Parceiros

Brasileirão 2017

https://www.tabeladobrasileirao.net/serie-a/widgets/

Grande Serra

Grande Serra

CSB

CSB
A FABRICA DE EVENTOS

Total de visualizações de página

Apoio Secretário de Agricultura

Apoio Secretário de Agricultura
Cleiton Beijamim

Vereador Arnaldo de Zé de Bia

Vereador Arnaldo de Zé de Bia
item