Primeiro eclipse solar parcial deve marcar o domingo de Carnaval

O eclipse de fevereiro poderá ser visto no Brasil? O que podemos esperar? Qual horário? No dia  26 de fevereiro de 2017 , um  Eclipse Solar...

A lua cobrirá, em média, 15% ao passar na frente do Sol no Recife; no Sul do País, o fenômeno será 50% / Foto: Renato Spencer/ Acervo JC Imagem
O eclipse de fevereiro poderá ser visto no Brasil? O que podemos esperar? Qual horário?

No dia 26 de fevereiro de 2017, um Eclipse Solar Anular chamará a atenção do mundo, e poderá ser visto parcialmente na maior parte da América do Sul, incluindo o Brasil!

Para que você fique por dentro de todos os detalhes sobre o tão esperado Eclipse Solar de 26 de fevereiro de 2017, preparamos uma matéria especial com perguntas e respostas, para que você tire todas as suas dúvidas, e assim, aproveite o máximo desse belíssimo evento.


O Eclipse do dia 26 de fevereiro poderá ser visto do Brasil?

Para a felicidade de muita gente, esse eclipse que acontece agora no dia 26 poderá ser visto parcialmente na maior parte do Brasil. Infelizmente, sua totalidade não poderá ser presenciada em nosso país. Para entender melhor, confira a animação abaixo:

trajetoria e visibilidade do eclipse solar de 26 de fevereiro de 2017
Trajetória do Eclipse Solar em 26 de fevereiro de 2017.
Créditos: A.T. Sinclair / NASA

Como vocês podem ver, todas as regiões compreendidas pelo grande circulo escuro poderão observar o eclipse parcialmente. Só poderá observar a totalidade do eclipse quem estiver em uma das regiões que será atravessada pelo pequeno ponto vermelho, bem no centro do círculo maior.




Outra notícia não muito boa é que uma parte da região norte e nordeste do Brasil não terá a oportunidade de apreciar o eclipse solar do dia 26 de fevereiro. Mas calma! Em agosto desse ano chega a vez de vocês, e aí, será o sul, centro-oeste e sudeste do Brasil que não poderá observar. É quase uma revanche!


Mas tem uma notícia bem legal, seja pra quem estiver no norte/nordeste do Brasil, ou para quem estiver em outros países. Confira:


Transmissão ao vivo - Eclipse Solar Anular de 26 de fevereiro de 2017

Como de costume, teremos uma transmissão ao vivo com imagens em tempo real do Eclipse Solar do dia 26 de fevereiro! O nosso parceiro, Observatório Slooh, fará a cobertura completa desse fantástico evento, e você poderá assistir tudo ao vivo, aqui em nosso site! Fiquem ligados!


Países que poderão observar o Eclipse Solar no dia 26 de fevereiro

Parcialmente, a maior parte da América do Sul, a Antártica e o leste da África. Já a totalidade, ou seja, o famoso Anel de Fogo, aparecerá apenas no Sul do Chile, sul da Argentina, oeste da Angola, do Congo e da Zâmbia. E claro, entre a América do Sul e a África, temos o gigantesco Oceano Atlântico que será cortado pelo eclipse. Isso significa que se você estiver em um navio, ou perdido em um barco, e claro, no ponto ideal, poderá ver o belíssimo Anel de Fogo.

Eclipse Solar de 2012, registrado no Texas, EUA
Eclipse Solar Anular de maio de 2012, registrado no Texas, EUA.
Créditos: AP


Qual será o horário do Eclipse Solar de 26 de fevereiro?

O evento ocorre no dia 26 de fevereiro (domingo), e terá início logo pela amanhã na região sudoeste do Chile, por volta da 12h00 (UTC), e terminando na parte oeste da África, por volta das 17h30 (UTC). Lembrando que os horários informados aqui estão em UTC, que é o horário internacional.




Para saber exatamente quando começa e quando termina o eclipse em cada região, e se o eclipse será ou não visível em sua localidade, confira o mapa interativo criado pela NASA. Basta clicar na imagem abaixo. Depois que você já estiver no mapa, ao clicar, você criará um marcador de local, que informará se você poderá ou não ver o eclipse, e quais serão os horários na sua região. Lembrando que os horários informados estão em UTC (horário internacional), então você deve fazer a conversão para sua o seu horário local. O horário na maior parte do Brasil é de -3 UTC, ou seja, se o horário informado for 16:00 UTC, significa que na maior parte do Brasil será 13:00.

Mapa do Eclipse Solar - 26 de fevereiro de 2017


Qual será a visibilidade desse eclipse? O que podemos esperar?

Se você for uma das pessoas sortudas que estiver exatamente em uma das regiões onde a totalidade poderá ser observada, você poderá presenciar o máximo do eclipse Solar Anular, o que significa que poderá ver o Sol todo encoberto, exceto suas bordas, o que faz lembrar um verdadeiro Anel de Fogo, que é outro nome dado a esse tipo de eclipse.

eclipse solar anular e parcial
Na imagem acima, podemos ter uma ideia de como é visto um Eclipse Solar Anular (esquerda)
e um Eclipse Solar Parcial (direita).         Créditos: divulgação

Aqueles que poderão observar parcialmente (ou seja, a grande maioria), verão uma parte do disco solar encoberta pela Lua. Para ter uma melhor visualização desse espetáculo astronômico e ao mesmo tempo, não arriscar sua visão, utilize equipamentos especializados. Ao utilizar um óculos de soldador, por exemplo, você conseguirá observar o disco solar com perfeição, e poderá ver a Lua na frente do Sol com bastante clareza.

ATENÇÃO: Nunca aponte um telescópio ou binóculos para o Sol. Essa prática, além de danificar seu equipamento pode levar a cegueira permanente. Não brinque com a sorte. A melhor forma de observar um Eclipse Solar é através de projeções, ou usando um filtro de soldador.
como observar o Sol com telescópio - forma correta

Caso você queira observar o eclipse solar utilizando um telescópio, você deve primeiramente acoplar um filtro especializado para observação solar, que deve ser instalado na parte dianteira de seu equipamento, e nunca na parte traseira. Desconfie de filtros que são acoplados na ocular, pois toda a radiação solar deve ser bloqueada ANTES de entrar no equipamento, e não depois, como mostra a imagem acima.


Qual a diferença entre um Eclipse Solar Total e um Eclipse Solar Anular?

Primeiramente, em ambos os casos, algumas regiões do globo poderão observar apenas um eclipse parcial, que é quando uma parte do disco solar é escurecida pela Lua. Mas se você estiver em uma das regiões em que a totalidade poderá ser observada, você poderá presenciar um Eclipse Solar Total comum ou um Eclipse Solar Anular. Isso depende de cada evento.

DIFERENÇA ENTRE ECLIPSE SOLAR TOTAL E ECLIPSE SOLAR ANULAR
Diferença entre Eclipse Solar Total e Eclipse Solar Anular.
Créditos: Galeria do Meteorito / divulgação

No Eclipse Solar Total, podemos ver a Corona (ou Coroa) Solar através de telescópios (devidamente equipados com filtros), e também os famosos Grãos de Baily, que são criados por conta da topografia irregular da Lua. Além disso, no Eclipse Solar Total, alguns segundos antes do ápice, temos o efeito Anel de Diamante, e quando a Lua encobre todo o disco solar, a Coroa brilha ainda mais forte. Já no Eclipse Solar Anular, não vemos esses efeitos, mas em compensação, temos o tão amado Anel de Fogo. O Eclipse Solar Anular é mais raro do que o Eclipse Solar Total.

No dia 26 de fevereiro, será um Eclipse Solar do tipo Anular, que acontece quando a Lua está mais distante da Terra. Nesse caso, ela não consegue bloquear todo o disco solar, e a borda do Sol fica exposta. Já no Eclipse Solar Total, a Lua está mais próxima da Terra, e com isso ela é capaz de bloquear todo o disco solar.
fonte:galeriadometeorito

Matérias relacionadas

destaque 7708787183388989655

Postar um comentário

emo-but-icon

Rádio Cidade Mix Ao vivo


(Clique no play para ouvir)

Curta nossa Fanpage

WhatsAPP BLOG ELIAS PUBLICIDADES

WhatsAPP BLOG ELIAS PUBLICIDADES

Parceiros

Brasileirão 2017

https://www.tabeladobrasileirao.net/serie-a/widgets/

Grande Serra

Grande Serra

CSB

CSB
A FABRICA DE EVENTOS

Total de visualizações de página

Apoio Secretário de Agricultura

Apoio Secretário de Agricultura
Cleiton Beijamim

Vereador Arnaldo de Zé de Bia

Vereador Arnaldo de Zé de Bia
item