Saiba os tipos e como funcionam as retificações de editais de concursos

odo candidato deve ler o edital para conhecer bem as regras do concurso que pretende fazer. Acompanhar as notícias pela mídia especiali...


Resultado de imagem para retificar edital
odo candidato deve ler o edital para conhecer bem as regras do concurso que pretende fazer. Acompanhar as notícias pela mídia especializada é interessante para saber o que está acontecendo e quais concursos são aguardados. A partir do momento em que um determinado concurso sai, é preciso ir à fonte e ler atentamente o edital para saber os detalhes.
O que nem todo mundo sabe é que qualquer informação no edital pode ser retificada, mesmo mudando substancialmente alguma condição que, em alguns casos, pode vir a interferir na decisão inicial do candidato quanto ao interesse ou não por aquele concurso.
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
A retificação do edital deverá ter a mesma publicidade do original. Isso acontece por meio da publicação no "Diário Oficial" (da União, do estado ou do município, conforme o concurso) e da divulgação na página da organizadora. Por isso é tão importante acompanhar diariamente o andamento do concurso no site da instituição responsável pelo concurso e evitar surpresas e decepções.
Quando isso acontece antes da abertura do prazo para as inscrições, as consequências são menos traumáticas, já que o candidato poderá ter ciência das alterações antes de efetuar o pagamento da taxa. Se o prazo de abertura das inscrições estiver em andamento, ou até encerrado, o mesmo poderá ser prorrogado ou reaberto, e todo o cronograma previsto poderá ser modificado.
Os editais costumam informar que “o valor da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do concurso por conveniência ou interesse da Administração”. Mas, uma alteração posterior no edital, que impeça a participação do candidato por não possuir os requisitos que passem a ser exigidos ou por ter sido excluído o cargo de interesse, por exemplo, seria uma mudança de regras após o pagamento da taxa. Nesse caso, vale uma consulta à instituição organizadora, que normalmente disponibiliza as formas de contato por meio da página na internet ou de um telefone.
Veja abaixo alguns exemplos de retificações e suas conseqüências:
Prazo de inscrição
Concursos que mobilizam centenas de milhares de candidatos podem ter suas inscrições prorrogadas, para que ninguém seja prejudicado. Foi o que aconteceu com o concurso para os Correios, em 2011. A prorrogação do prazo pode também alterar a data da prova. A vantagem é que o candidato terá mais tempo para estudar. Por outro lado, a nova data poderá coincidir com outro concurso que o candidato também pretendesse fazer.
g1

Matérias relacionadas

destaque 8859192697656217391

Postar um comentário

emo-but-icon

Rádio Cidade Mix Ao vivo


(Clique no play para ouvir)

Curta nossa Fanpage

WhatsAPP BLOG ELIAS PUBLICIDADES

WhatsAPP BLOG ELIAS PUBLICIDADES

Parceiros

Brasileirão 2017

https://www.tabeladobrasileirao.net/serie-a/widgets/

Grande Serra

Grande Serra

CSB

CSB
A FABRICA DE EVENTOS

Total de visualizações de página

Apoio Secretário de Agricultura

Apoio Secretário de Agricultura
Cleiton Beijamim

Vereador Arnaldo de Zé de Bia

Vereador Arnaldo de Zé de Bia
item