Novo vírus descoberto no Brasil pode causar paralisia e levar crianças à morte

Brasil. Foi descoberto no Brasil um novo tipo de vírus que pode causar paralisia temporária nas pernas, inflamação no cérebro e até a mort...


Brasil. Foi descoberto no Brasil um novo tipo de vírus que pode causar paralisia temporária nas pernas, inflamação no cérebro e até a morte de crianças de até cinco anos de idade. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (10), em reportagem da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
O vírus, chamado de Gemycircularvirus, foi descoberto em Manaus, pelos pesquisadores Patrícia Puccinelli, da Fiocruz Amazônia, e Tung Gia Phan, do Laboratório de Medicina da Universidade da Califórnia, em São Francisco, nos Estados Unidos. A descoberta partiu da análise de 1.500 amostras de fezes de crianças com diarréia atendidas em hospitais da capital amazonense, coletadas entre 2007 e 2009. O estudo foi realizado no ano passado.
Segundo Patrícia Puccinelli, apesar de o vírus ter sido descoberto em Manaus, ele também pode ser encontrado em outras localidades que tenham problemas de saneamento básico. Ainda conforme a pesquisadora, o vírus é mais recorrente em crianças, mas já foi detectado em adultos que vivem em áreas com problema de saneamento básico.
Patrícia explica ainda que a doença começa com uma diarreia normal e pouco vômito, dentro de um período de mais ou menos cinco dias; depois, as crianças têm falta de locomoção, pois o vírus migra para o sistema nervoso.
A transmissão é de forma fecal/oral, através do consumo de água contaminada por fezes contaminadas com o vírus, ou na lavagem de um alimento, ou até no banho, mas não se sabe quantas partículas virais são necessárias para causar a diarreia.
Para a pesquisadora, um saneamento básico adequado diminuiria a transmissão em 80% de todas as doenças de veiculação pela água. Segundo Patrícia Puccinelli, desde que se trate cedo, há 100% de cura. O kit de diagnóstico rápido ainda está sendo desenvolvido, e haverá condições de utilizá-lo em, cerca de três anos.             (Portal Correio)            

Matérias relacionadas

destaque 7288486930063986157

Postar um comentário

emo-but-icon

Rádio Cidade Mix Ao vivo


(Clique no play para ouvir)

Curta nossa Fanpage

WhatsAPP BLOG ELIAS PUBLICIDADES

WhatsAPP BLOG ELIAS PUBLICIDADES

Parceiros

Brasileirão 2017

https://www.tabeladobrasileirao.net/serie-a/widgets/

Grande Serra

Grande Serra

CSB

CSB
A FABRICA DE EVENTOS

Total de visualizações de página

Apoio Secretário de Agricultura

Apoio Secretário de Agricultura
Cleiton Beijamim

Vereador Arnaldo de Zé de Bia

Vereador Arnaldo de Zé de Bia
item