Como um carro vira 'papamóvel' e onde vai parar depois?

Em seu giro pelo Equador, Bolívia e Paraguai, o papa Francisco utiliza quatro veículos diferentes "Feito com carinho por mãos equato...

Em seu giro pelo Equador, Bolívia e Paraguai, o papa Francisco utiliza quatro veículos diferentes
"Feito com carinho por mãos equatorianas", lê-se sobre o couro branco que forra o interior da caminhonete usada por Jorge Bergoglio em Guayaquil (Equador). Quarenta técnicos e engenheiros se dedicaram durante seis semanas a fabricar um Chevrolet D-Max que se adaptasse à personalidade do papa. Encantados com a encomenda, eles tentaram transmitir seu carinho acrescentando um distintivo do clube San Lorenzo, do qual Bergoglio é torcedor, ou um ventilador ao cano de escapamento para evitar o cheiro de diesel queimado, entre outros detalhes.
Em cada viagem papal, o país de chegada põe à disposição do Vaticano um papamóvel. O primeiro foi fabricado na Irlanda em 1979. Os últimos são os quatro do giro de Bergoglio pela América Latina: um em Quito, outro em Guayaquil, outro na Bolívia e um último no Paraguai.
Para que um carro normal possa levar o papa, deve cumprir os requisitos da Santa Sé: carroceria branca, portar o escudo do Vaticano, uma almofada de um vermelho determinado... Roma não decide, porém, o modelo nem a marca. "Entramos em contato com a chancelaria equatoriana e eles cuidaram de tudo", afirma Roberto Romero, gerente da General Motors no Equador, a empresa encarregada de fabricar o papamóvel utilizado em Guayaquil. Esta empresa levava vantagem: já tinha fabricado um veículo com essas características. Foi há 30 anos, para a viagem de João Paulo 2º ao Equador.
Guayaquil fica a mais de 400 quilômetros de Quito, o que representa mais de seis horas de viagem. Por isso, Bergoglio se deslocou de uma cidade para outra de avião e dispôs de dois veículos no país. Com 285 cavalos e tração nas quatro rodas, o Jeep Wrangler é o papamóvel mais potente de toda a turnê latino-americana.
No Paraguai, a marca Isuzu decidiu repetir o modelo que o papa utilizou nas Filipinas, "com o qual ficou muito contente", afirma Samuel Piccinini, gerente da revendedora da Isuzu no Paraguai. A empresa se encarregou de adaptar o veículo importado do Japão com uma equipe de nove pessoas, que trabalharam durante 50 dias. "Diminuímos a cabine para dar mais espaço à parte traseira, onde viajará o papa", explica Piccinini. Também tiveram de colocar plataformas na parte traseira e lateral para o serviço de segurança que acompanha o papa, e construíram quatro degraus para facilitar o acesso ao carro.
"Queríamos honrar a confiança que haviam posto em nós e em nossa marca", afirma o gerente. Para isso, decidiram adornar o assento --de cedro, forrado com couro branco-- com tecidos "ñandutí" (teia de aranha), que só as mulheres da cidade paraguaia de Itaguá sabem tecer. Os US$ 15 mil (cerca de R$ 48 mil) que custou a reforma do veículo foram pagos pela companhia. "Exceto pela poltrona, que foi uma doação da empresa que a fabricou, a Impacto", afirma Piccinini.
A Bolívia também apostou em uma marca japonesa, ao escolher um Toyota Land Cruiser zero quilômetro. Além do branco da carroceria, o vermelho dos estofados e o escudo oficial, esse papamóvel compartilha com os outros a placa SCV I --Stato della Città del Vaticano--- e o motorista, que é um integrante da Guarda Suíça. "Não são veículos muito seguros, porque são abertos e não são blindados", afirma o Vaticano.
O destino dos papamóveis quando o pontífice terminar sua viagem depende de cada empresa. No Paraguai, ele será enviado a um museu e mantido à disposição do arcebispado e da Nunciatura. Em Guayaquil, a empresa doou o veículo à igreja, como fez há 30 anos, quando fabricou o Chevrolet Blazer para João Paulo 2º. O novo carro papal poderá acabar junto com seu irmão mais velho no santuário de El Quinche, para servir em procissões a bispos e outros membros da igreja. "O velho ainda funciona", afirma o gerente Romero.

Resultado de imagem para papa movel
Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Matérias relacionadas

brasil 7201966933772487621

Postar um comentário

emo-but-icon

Curta nossa Fanpage

Aluguel de cadeiras e mesas

Aluguel de cadeiras e mesas
87)8799118-2878 OU 87)99951-9970

Som Propaganda

Som Propaganda
87)99951-9970 ou 8799118-2878

Rádio Cidade Mix Ao vivo


(Clique no play para ouvir)

Radio Cidde Mix

Radio Cidde Mix
ao vivo elias_publicidade@outlook.com

WhatsAPP BLOG ELIAS PUBLICIDADES

WhatsAPP BLOG ELIAS PUBLICIDADES

Parceiros

Total de visualizações de página

item