Nova lei dá garantias para quem compra carro usado no Brasil

Quem vender um veículo com irregularidade vai ter que arcar com prejuízos. Lei vale para concessionárias, revendedoras e proprietários part...

Quem vender um veículo com irregularidade vai ter que arcar com prejuízos.
Lei vale para concessionárias, revendedoras e proprietários particulares.

Resultado de imagem para carro com irregularidade
A partir de agora, quem vender um veículo com multas ou com documentação irregular e não avisar o comprador vai ter que arcar com os prejuízos. É o que determina uma lei que entrou em vigor nesta semana para dar garantias a quem vai comprar um carro usado.
Como só agora concessionárias e revendedoras são obrigadas a informar se o veículo tem alguma irregularidade, os órgãos de defesa do consumidor estão de olho nisso. "No caso de ter multa, de ser alienado, o vendedor é o responsável e, no caso de furto de veículos, que acontece muito também de ter documentação adulterada, o vendedor tem obrigação de restituir todos os valores ao consumidor", alerta Michele Sampaio, secretária-geral do Decon-CE.
Em uma loja de Fortaleza, o histórico do carro era pesquisado na internet e apresentado aos clientes na hora da venda. Agora, isso já não é suficiente. “Agora a gente tem que estar documentando isso, tanto no recibo, quanto no contrato de compra e venda que o cliente pede para a gente entregar pra ele. Existe multa que demora mais de um ano para entrar no sistema", explica o administrador da loja, Matheus Soares.
Quem compra carro de um proprietário particular também pode se proteger. Neste caso, deve redigir um documento garantindo que não há nenhum débito ou pendência e pedir para que o vendedor assine e registre em cartório. "É importante que a pessoa que está adquirindo tome essa providência, que seja acordado através de documentos, que esse veículo, se apresentar alguma multa posteriormente, será de responsabilidade do vendedor", afirma Ribamar Bacelar, coordenador de fiscalização do Detran.
Elinardo Soares vai fazer questão de registrar o histórico do carro que está vendendo, mas também quer estar protegido quando comprar outro: "A gente tem que exigir. Da forma que a gente passa, quando a gente vai vender, eu trato bem, também quero reciprocidade, quero ser tratado bem e ter segurança no que eu fizer".

Postar um comentário

emo-but-icon

Rádio Cidade Mix Ao vivo


(Clique no play para ouvir)

Curta nossa Fanpage

WhatsAPP BLOG ELIAS PUBLICIDADES

WhatsAPP BLOG ELIAS PUBLICIDADES

Parceiros

Brasileirão 2016

http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/

Grande Serra

Grande Serra

CSB

CSB
A FABRICA DE EVENTOS

Total de visualizações de página

Apoio Secretário de Agricultura

Apoio Secretário de Agricultura
Cleiton Beijamim

Vereador Arnaldo de Zé de Bia

Vereador Arnaldo de Zé de Bia
item